Candidose
Candidose Eritematosa
Candidose Crônica Hiperplásica
Características Histopatológicas
Referencias:
NEVILLE, B.W.; DAMM, D.D.; ALLEN, C.M.; BOUQUOT, J.E. Patologia Oral e Maxilofacial. Trad.3a Ed., Rio de Janeiro: Elsevier, 2009, 972p.
WOO, S.B. Atlas de patologia oral. 1 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013, 456p
JHAM, B.C; FREIRE, A.R.S. Complicações bucais da radioterapia em cabeça e pescoço. Rev. Bras. Otorrinolaringol., São Paulo , v. 72, n. 5, Oct. 2006 .
YAMASHITA, J.M et al . Manifestações bucais em pacientes portadores de Diabetes Mellitus: uma revisão sistemática. Rev. odontol. UNESP, Araraquara , v. 42, n. 3, Jun 2013 .
Disponível em: http://www.asm.org/ |
A Candidose/Candidíase é uma doença fúngica causada por microrganismos dimórficos do gênero Candida (C. Albicans, C. Tropicalis, C. Krusei, são os agentes principais), é a infecção fúngica mais comum na boca. O dimorfismo é uma característica comum em fungos que causam doenças, a forma de levedura não é invasiva, diferentemente da forma de hifa, que está relacionada com invasão tecidual no hospedeiro.
O uso de antibióticos de largo espectro, hipossalivação e imunossupressão são os principais fatores predisponentes para a infecção por microrganismos do gênero Candida.
- Uso de Antibióticos de Largo Espectro - O uso desses medicamentos (principalmente em tempo prolongado) causam uma alteração na microbiota normal da cavidade oral, ou seja, alguns microrganismos que não são afetados pelo medicamento tendem a proliferar e se sobrepor a outros. Isso acaba favorecendo o desenvolvimento da candidose.
- Hipossalivação - Como sabemos, uma das funções da saliva é a proteção cavidade oral a partir de enzimas antimicrobianas (Lactoferrina e Lisozima). Então, com sua diminuição, teremos uma maior proliferação dos microrganismos. Esta condição está associada a quimioterapia, radioterapia, diabetes e Síndrome de Sjögren.
- Imunossupressão - Também um fator predisponente, muitos estudos mostram a relação entre Imunossupressão e Candidose. Apesar de imunodeprimidos serem os mais afetados pela doença, indivíduos saudáveis também podem ser acometidos. Isso explica porque crianças, idosos e indivíduos portadores do HIV possuem uma maior predisposição para apresentar candidose.
Antibiótico de Largo Espectro
Disponível em:http://efeitocolaterais.com.br/ |
Hipossalivação - Notar as fissuras no dorso lingual
Disponível em:http://cdeworld.com/ |
A candidose pode assumir diversas formas com características clínicas diferentes:
Candidose Pseudomembranosa
Também conhecida como Sapinho, é a forma mais bem conhecida de candidose, é caracterizada pela presença de placas brancas removíveis a raspagem, essa placas lembram "leite coalhado" ou "queijo Cottage". A mucosa subjacente apresenta-se eritematosa ou normal. Quanto aos sintomas, muitos pacientes relatam ardência e gosto desagradável na boca, outras lesões podem ser assintomáticas. Os sítios de maior predileção na mucosa oral são: Língua, mucosa jugal e palato.
Candidose Pseudomembranosa
Disponível em: http://www.especialista24.com/ |
Disponível em: http://cac-php.unioeste.br |
Disponível em: http://www.misodor.com/DERMATOSES%20INFANTIS.php |
Candidose Eritematosa
A candidose eritematosa é caracterizada pela presença de áreas avermelhadas na mucosa oral, não há placas brancas (ou pelo menos o predomínio delas) como na forma pseudomembranosa. Esse tipo de lesão fúngica pode se apresentar sob várias formas:
1 - Candidose Atrófica Aguda - Normalmente ocorre após o uso de antibióticos de largo espectro, aparece como a forma de uma lesão atrófica na superfície dorsal da língua (atrofia papilar), os pacientes relatam um certa ardência.
2 - Atrofia Papilar Central - Anteriormente chamada de Glossite romboidal mediana, pois acreditava-se que era causada por uma alteração no desenvolvimento da língua. A lesão apresenta-se como uma área atrófica na região central e posterior da língua. Normalmente é assintomática.
Atrofia Papilar Central
Disponível em: http://cac-php.unioeste.br/ |
3- Candidose Multifocal Crônica - É caracterizada pela presença de duas ou mais lesões de candidose eritematosa, normalmente os locais mais afetados são o dorso da língua, palato (Junção entre o palato mole e o palato duro) e comissura labial.
4- Queilite Angular - Quando a candidose eritematosa está localizada na região de comissura labial, podendo estar associada a candidose multifocal crônica ou não. Esse tipo de lesão é mais comum em idosos que possuem um diminuição da dimensão vertical de oclusão (DVO), com essa diminuição há o aparecimento de sulcos mais pronunciados no ângulo da boca, assim, há um maior acumulo de saliva na região, formando um ambiente favorável para os microrganismos. Essa lesão normalmente é uma associação de fungos do gênero Candida e Staphylococcus Aureus.
Queilite Angular
Disponível em: http://www.odontoblogia.com.br/ |
Disponível em: http://multioral.com.br/ |
5 - Queilocandidose - É uma lesão esfoliativa, ocorre quando há o acometimento dos lábios e da região perioral. Normalmente associada a hábitos crônicos como lamber os lábios ou chupar o dedo.
6 - Estomatite Protética - Associada ao uso de prótese, essa forma se apresenta como áreas eritematosas, algumas vezes acompanhadas por petéquias hemorrágicas. Ainda não se tem certeza se a condição é causada por invasão tecidual ou apenas uma reação do tecido pela presença de inúmeros microrganismos na superfície da prótese. É uma lesão assintomática.
Disponível em: http://www.ufpe.br/estomatologia/ |
Candidose Crônica Hiperplásica
É o caso mais raro de candidose, é caracterizada pela presença de placas brancas não removíveis a raspagem. Geralmente essas lesões estão localizadas na região anterior da mucosa jugal e não podem ser diferenciadas de uma lesão leucoplásica. Esse tipo de lesão está associada ao câncer de boca (Carcinoma de células escamosas) pois a nitrosamina, emitidas a partir do metabolismo normal da Candida, é uma substância carcinogênica.
Candidose Hiperplásica
Disponível em: http://www.ufpe.br/ |
Disponível em: http://candidiase.org/candidiase-oral/ |
Existe ainda um quadro de candidose muito grave, que está associado a imunossupressão severa, a Candidose Mucocutâneaé caracterizada pela presença de lesões fúngicas na mucosa oral e na pele, essa condição geralmente está associada a distúrbios endócrinos e anemia ferropriva.
Características Histopatológicas
Na histopatologia podemos observar com frequência: Hiperplasia Epitelial ( pode haver atrofia), Hiperparaceratose, Exocitose de neutrófilos (Microabscessos), infiltrado inflamatório crônico, as hifas e os esporos da Candida podem ser observados na coloração com Ácido periódico de Schiff (PAS).
A citologia esfoliativa com posterior coloração (KOH ou PAS) é um meio rápido e eficiente para o diagnóstico destas lesões.
O tratamento é feito com administração de antifúngicos - Nistatina, Anfotericina B, Cetoconazol, Miconazol, Itraconazol e Fluconazol são os medicamentos mais utilizados.
Referencias:
NEVILLE, B.W.; DAMM, D.D.; ALLEN, C.M.; BOUQUOT, J.E. Patologia Oral e Maxilofacial. Trad.3a Ed., Rio de Janeiro: Elsevier, 2009, 972p.
WOO, S.B. Atlas de patologia oral. 1 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013, 456p
JHAM, B.C; FREIRE, A.R.S. Complicações bucais da radioterapia em cabeça e pescoço. Rev. Bras. Otorrinolaringol., São Paulo , v. 72, n. 5, Oct. 2006 .
YAMASHITA, J.M et al . Manifestações bucais em pacientes portadores de Diabetes Mellitus: uma revisão sistemática. Rev. odontol. UNESP, Araraquara , v. 42, n. 3, Jun 2013 .