Diabetes Melito
Características Clínicas
Diabetes Tipo I
Diabetes Tipo II
Manifestações Orais
O Diabetes é uma doença endócrina muito comum causada pela produção insuficiente de insulina ou pela resistência tecidual a ela, resultando em uma hiperglicemia (aumento dos níveis de glicose no sangue). A doença pode ser divida em dois tipos:
Disponível em:http://www.diabeticool.com/ |
- Tipo I - Normalmente diagnosticada durante a infância, é caracterizada pela ausência de produção da insulina, os pacientes apresentam hiperglicemia grave e cetoacidose (Sangue com PH mais baixo). Os pacientes necessitam de injeções exógenas de insulina para sobreviver.
- Tipo II - Mais comum em adultos mais velhos e idosos, o paciente apresenta hiperglicemia, não tão acentuada como no tipo I, a cetoacidose raramente é encontrada, o que dificulta o diagnóstico. Normalmente os pacientes são capazes de produzir certa quantidade insulina endógena.
Muitas complicações podem estar relacionadas a doença, a Doença vascular periférica, um problema sério que pode levar a falência renal, cegueira e envolvimento dos membros por gangrena. A causa do diabetes melito ainda é desconhecida, mas, sabe-se que na maioria dos casos do tipo I, há destruição autoimune dos ácinos pancreáticos. O Diabetes tipo II está mais relacionado com a genética e hereditariedade.
A Insulina é de extrema importância para o metabolismo corpóreo, pois, sua função é a captação da glicose pelas células do corpo, essa interação é mediada por receptores intracelulares.
Características Clínicas
Diabetes Tipo I
Os pacientes com esse tipo de diabetes não produzem insulina, sendo a glicose acumulada no sangue. Pacientes normais possuem níveis entre 70 a 120mg/dL, diabéticos entre 200 e 400mg/dL. Como a glicose não está sendo absorvida pelo corpo, e sendo esta a nossa maior fonte de energia, os pacientes apresentam cansaço e letargia. A perda de peso é um achado importante, pois outras fontes de energia são consumidas (gorduras e proteínas). Polifagia, poliúria e polidipsia estão relacionadas com a doença.
Disponível em: http://drasharon.site.med.br/ |
Diabetes Tipo II
Os sintomas são mais sutis em relação ao diabetes melito tipo I. Esses pacientes produzem insulina, mas, o problema está na captação da glicose pelas células do corpo, por isso, esses pacientes são denominados "resistentes à insulina".
As manifestações mais comuns são - Sialodenose (aumento bilateral das glândulas parótidas), doença periodontal, candidose, língua geográfica, gengivite e xerostomia.
Candidose Pseudomembranosa
Disponívem em:http://jmarcosrs.wordpress.com/ |
Gengivite
Disponível em: http://cynthiafurtado.blogspot.com.br/ |
Para os pacientes com diabetes tipo II, muitas vezes mudanças nos hábitos alimentares associados a exercícios físicos pode ser o único tratamento necessário. Algumas vezes pode ser necessário a administração de medicamentos que visam diminuir a "resistência à glicose". Para os pacientes com diabetes tipo I, é necessário a administração de insulina exógena.
Referência
NEVILLE, B.W.; DAMM, D.D.; ALLEN, C.M.; BOUQUOT, J.E. Patologia Oral e Maxilofacial. Trad.3a Ed., Rio de Janeiro: Elsevier, 2009, 972p