Quantcast
Channel: Estomatologia Online
Viewing all articles
Browse latest Browse all 86

Cisto Dentígero

$
0
0
Cistos e Tumores Odontogênicos: Cisto Dentígero


     O cisto dentígero é o mais comum dentre os cistos odontogênicos e tem origem a partir do acúmulo de líquido entre o epitélio reduzido do órgão do esmalte e a coroa dentária, causando a separação do folículo dentário. Como regra geral, um cisto dentígero sempre estará relacionado com a coroa de um dente impactado (conectado a junção amelo-cementária).

    Alguns casos de cistos dentígeros podem estar associados a inflamações, mas, mesmo assim são considerados sempre como cistos do desenvolvimento.

disponível em: http://drgstoothpix.com/


Características Clínicas:

     Esse cisto é caracterizado por acometer indivíduos entre 10 e 30 anos, maior predileção por homens e pela região posterior do osso mandibular, sendo os terceiros molares mais acometidos. Os dentes maxilares também podem ser acometido, sendo que em menor frequência.
Essas lesões normalmente são pequenas, mas, podem chegar a grandes dimensões e geralmente é indolor.      Quando um cisto dentígero apresenta sintomatologia dolorosa normalmente está associado a infecções. Edema e assimetria facial podem estar envolvidos.

Características Radiográficas:

     Radiograficamente, o cisto dentígero se apresenta como imagens radiolúcidas de margens escleróticas associada a um dente impactado. Cistos maiores podem mostrar aparência de serem multiloculares, mas, é importante lembrar que o cisto é sempre unilocular. Muitas vezes pequenas lesões podem ser confundidas com um folículo coronário hiperplásico.
     Nas Radiografias os cistos dentígeros podem se apresentar das seguintes formas:

-Central - Dessa forma a coroa do elemento incluso se projeta no centro do cisto.
-Lateral - O cisto cresce lateralmente a coroa do elemento dentário (normalmente a coroa dos terceiros molares)
-Circunferencial - O cisto se estende da coroa e parece envolver parte da raiz.

Cisto Dentígero Lateral


Cisto Dentígero Central
disponível em: http://www.rosmicro.com/?p=1463



Características Histopatológicas:

     O cisto dentígero pode exibir duas formas histopatológicas, Não inflamado e inflamado, a padrão não inflamado é comum observarmos um revestimento epitelial atrófico não ceratinizado, normalmente contendo de 2 a 4 camadas de células achatadas, abaixo desse epitélio temos uma cápsula de tecido conjuntivo fibroso frouxo onde muitas vezes podemos observar a presença de ilhas de epitélio odontogênico. A interface entre o tecido conjuntivo e o epitélio é plana.
     Já o padrão inflamado, todas as características clássicas de um cisto dentígero são perdidas, sendo difícil o diagnóstico. A capsula de tecido conjuntivo se apresenta mais colagenizada, a interface plana é perdida, dando lugar a cristas epiteliais, é bem perceptível a presença de um infiltrado inflamatório crônico e presença de ceratinização.
    As células epiteliais dos cistos dentígeros podem sofrer metaplasia, dando origem a células mucosas, ciliadas ou sebáceas, evidenciando a multipotencialidade do epitélio odontogênico.


Cisto Dentígero: Padrão clássico
disponível em: www.pathologyoutlines.com



Cisto Dentígero Inflamado - notar presença de infiltrado inflamatório
cronico e cristas epiteliais
disponível em: http://www.jisppd.com/



Tratamento:

     Normalmente o tratamento é por meio da enucleação da lesão com remoção do dente afetado, o dente pode ser preservado se ainda houver condições de erupcionar (um tratamento ortodôntico pode ser necessário). Cistos maiores podem ser marsupizalizados para posteriormente serem removidos.

Referencias:

NEVILLE, B.W.; DAMM, D.D.; ALLEN, C.M.; BOUQUOT, J.E. Patologia Oral e Maxilofacial. Trad.3a Ed., Rio de Janeiro: Elsevier, 2009, 972p

REGEZI, J. A. et al. Patologia bucal. 3.ed. Rio de Janeiro : Editora Guanabara Koogan, 2000. p. 170-171.

Viewing all articles
Browse latest Browse all 86